terça-feira, 30 de setembro de 2014

CRIADOR DE CAÇA PALAVRAS

Crie caça palavras de forma simples e rápida.
Digite as palavras e coloque uma vírgula após cada palavra, depois clique logo abaixo em criar caça palavras.
Clique no link abaixo

http://www.atividadeseducativas.com.br/cacapalavras/fs.wordfinder.php


Criador de cruzadinhas

Na descrição coloque a pergunta, e na palavra coloque a palavra esperada. Não esquece de colocar o titulo.

http://www.educolorir.com/crosswordgenerator/por/


Muito fácil e divertido, 

sábado, 27 de setembro de 2014

ALTERIDADE ( Ensino Religioso ).

Devido ao fato de sempre estar de mudança quando era pequeno, Thomas nunca conseguiu criar laços afetivos com as pessoas. Sempre sozinho, observa as pessoas ao seu redor, o modo como se relacionam, como enxergam o mundo com mais alegria. 
Um dia, deprimido e cansado da vida que leva, Thomas resolve mudar, resolve tentar envolver-se com as pessoas, permitir que lhe conheçam para que não continue vivendo sempre sozinho pelos cantos. Começa a ajudar aqueles que são tão solitárias quanto ele, ignorados pela sociedade que vive correndo contra o tempo, cheia de pessoas que pensam apenas em si mesmas.


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=P35CM5uX31g

                            Refletindo sobre Alteridade


A palavra alteridade possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro.

A pratica da alteridade se conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos como entre grupos culturais religiosos, científicos, étnicos, etc.

Na relação alteritária, está sempre presente os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nicho ecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição destas.


“Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas” (Martin Luther King).


A prática da alteridade conduz da diferença à soma nas relações interpessoais entre os seres humanos revestidos de cidadania. 

Pela relação alteritária é possível exercer a cidadania e estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifique, entenda e aprenda a aprender com o contrário.



Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1877726-alteridade


Fonte: htthttp://ensinoreligiosopravaler.blogspot.com.br  Acessado em 28-09-2014

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Perspectiva Construtivista

Perspectiva Construtivista (computador como ferramenta)





Na perspectiva construtivista, o computador é visto como uma ferramenta para construir alguma coisa: um documento, uma imagem, uma história, um relatório, um projeto, um site etc. O aluno é ativo no processo de aprendizagem e constrói o seu próprio conhecimento. O aprendiz constrói alguma coisa e “aprende fazendo”. Ao usar o computador, o aluno age diretamente sobre o objeto manipulado, registrando e representando o seu raciocínio, permitindo a reflexão sobre a solução dos problemas encontrados para a sua construção. Nessa perspectiva, nos sistemas são disponibilizadas funcionalidades e comandos para o usuário interagir livremente, oportunizando assim a construção de conhecimento a partir da reflexão sobre as reações decorrentes da interação. O fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse, torna a aprendizagem mais significativa.

Os seguintes tipos de sistemas, em geral, são projetados nessa concepção:

  • Linguagem LOGO, Robótica
  • Editores (de texto, de planilha, de imagem, de história, de websites (hipertexto), de Mapas Conceituais)
  • Pesquisa na web
  • Jogo de estratégia, Micromundo, Simulador, Realidade Virtual.
  • Fonte: https://sites.google.com/site/infoeducunirio/perspectiva-construtivista
  • Acessado em: 24-09-2014