sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Diferença entre Unicast, multicast e broadcast

Diferença entre Unicast, multicast e broadcast
De forma bastante resumida consegui explicar e exemplificar os conceitos de comunicação em redes comutadas, que são essenciais para quem trabalha com Redes de Computadores. 

A comunicação de uma rede comutada é feita de três formas: unicast, multicast e broadcast:

Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.




Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.



Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

Acessado em: 14-11-2014
Disponivel em: http://nomundodasredes.blogspot.com.br/2011/12/diferenca-entre-unicast-multicast-e.html

Fonte: CCNA Exploration 4.0 na parte de Comutação e Rede Local - Configuração e Conceitos Básicos de Switch.



 

Fonte do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t7_EhxTL-S0

Acessado em : 14-11-2014

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Apollo 11: os computadores que colocam o homem na lua


É difícil apreciar os desafios técnicos envolvidos em colocar um homem na lua, mas a tecnologia de computador 1960 desempenhou um papel fundamental.

Pelos padrões de hoje, a TI Nasa usado no programa lunar tripulado Apollo é bastante básico. Mas enquanto eles não eram mais poderosos do que uma calculadora de bolso, estes sistemas informáticos engenhosas foram capazes de guiar os astronautas através de 356 mil quilômetros de espaço a partir da Terra à Lua e retorná-los com segurança.
O programa lunar levou ao desenvolvimento de sistemas de segurança crítica e a prática de engenharia de software para programar esses sistemas. Grande parte desse conhecimento adquirido a partir do programa Apollo forma a base da computação moderna.
Apollo Guidance Computer
A missão lunar usado um computador módulo de comando projetado no MIT e construído pela Raytheon, que abriu o caminho para "voar by wire" de aeronaves.
O chamado Apollo Guidance Computer (AGC) usou um sistema operacional em tempo real, o que permitiu aos astronautas digitar comandos simples, digitando em pares de substantivos e verbos, para controlar a espaçonave. Era mais básico do que os componentes eletrônicos em torradeiras modernas que têm computador controlado botões Stop / Start / degelo. Tinha aproximadamente 64Kbyte de memória e operado a 0.043MHz.
manual de instruções para a AGC mostra o computador tinha um pequeno conjunto de instruções de código de máquina, que foram usados ​​para programar o hardware para executar várias tarefas, os astronautas necessários.
O programa AGC, chamada Luminar , foi codificado em uma linguagem chamada Mac, (MIT Algébrica Compiler), que foi então convertido à mão em linguagem assembly que o computador pode entender. O código assembler foi alimentado na AGC usando cartões perfurados .
Por incrível que pareça, a listagem de código para o programa AGC pode ser baixado como um arquivo PDF. Há também um equivalente programa para o módulo lunar .
O AGC foi projetado para ser tolerante a falhas e foi capaz de executar vários programas de sub em ordem de prioridade. Cada uma destas sub programas foi dado um intervalo de tempo de uso de recursos escassos do computador. Durante a missão, a AGC ficou sobrecarregado e emitiu um "1202" código de alarme.
Neil Armstrong perguntou Controle da Missão para esclarecimentos sobre o erro 1202. Jack Garman, um engenheiro de computação na Nasa (foto abaixo, à esquerda), que trabalhou na Seção Programa Apollo Guidance, disse o controle da missão que o erro pode ser ignorado neste caso, o que significava que a missão pudesse continuar. Apollo 11 pousou alguns segundos depois.
Especialistas citam a AGC como fundamental para a evolução do circuito integrado. Ele é considerado como o primeiro computador incorporado.
A importância deste computador foi destacado em uma palestra do astronauta David Scott , que disse: "Se você tem uma bola de basquete e uma bola de beisebol 14 pés de distância, onde o beisebol representa a lua eo basquete representa a Terra, e você pegar um pedaço de papel para o lado, a magreza do papel seria o corredor você tem que bater quando você voltar. "
Enquanto os astronautas provavelmente teria preferido para voar a nave manualmente, apenas o AGC pode fornecer a precisão na navegação e controle necessário para enviá-los para a Lua e retorná-los em segurança para casa novamente, independente de qualquer sistema de navegação baseado na Terra.
Computadores IBM em Apollo 11
Junto com a APG, mainframes também foram muito utilizadas no programa Apollo. Mais de 3.500 funcionários da IBM estavam envolvidos, (foto abaixo). O Goddard Space Flight Center usado IBM System / 360 75s modelo para as comunicações em toda a Nasa ea nave espacial. IBM Huntsville concebido e programado o aparelho instrumento foguete Saturn , enquanto o computador de lançamento Saturno no Centro Espacial Kennedy foi operado pela IBM.
Um IBM System / 360 Modelo 75 também foi usado no Centro de nave espacial tripulada da Nasa , em Houston. Este computador foi usado por Neil Armstrong e Buzz Aldrin para calcular dados de levantamento necessários para o lançamento do Módulo Lunar da superfície da Lua e habilitá-lo para se encontrar com o piloto do Módulo de Comando Michael Collins para o vôo de volta à Terra.
Na época, a IBM descreveu os programas 6Mbyte ele desenvolvidas, para monitorar 'e ambientais astronautas' dados das naves biomédicos, como o software mais complexo já escrito.
Mesmo o software mais simples hoje seria muito superior as limitações técnicas da equipe Apollo trabalharam sob. O programa Apollo foi pré Lei de Moore : em 1965, co-fundador da Intel Gordon Moore escreveu a sua visão de como o desempenho do hardware do computador dobraria a cada 18 meses pelo mesmo preço.
Que um cartão de memória USB, hoje, é mais poderoso do que os computadores que colocam o homem na lua é um testemunho ao ritmo incessante de desenvolvimento tecnológico englobado na Lei de Moore. No entanto, o programa Apollo provou que computadores poderiam ser confiadas com vidas humanas. Homem e máquina trabalhou em conjunto para alcançar algo que há 40 anos depois, ainda não foi superada.

Fonte: http://www.computerweekly.com/feature/Apollo-11-The-computers-that-put-man-on-the-moon
Acessado em: 07-11-2014