As primeiras propostas de uso do computador na Educação objetivaram implantar o Instrucionismo. O instrucionismo é uma corrente pedagógica baseada na teoria didática tecnicista sustentada pela teoria da aprendizagem comportamentalista (behaviorista). Valoriza-se a estrutura curricular, é estabelecida uma aprendizagem mecânica de assimilação e repetição de informações. O computador é usado como uma “máquina de ensinar” cuja abordagem é a transmissão de informação para o aluno. Com freqüência, os computadores em sala de aula eram vistos como uma “uma forma mecânica e desumana de treinamento” [1], uma “pseudo-inovação reduzindo as novas possibilidades abertas pelo uso das tecnologias à simples otimização das práticas tradicionais” [2].
Nessa perspectiva, tipicamente são reconhecidos os tipos de sistema:
- tutorial
- a maioria dos objetos de aprendizagem (populares na década de 2000)
- a maioria dos sites de conteúdo (diferencio aqui um site em que busca passar informações para o aluno; e a realização de pesquisas em que o aluno é quem seleciona ativamente e constrói o conhecimento, o que consiste, portanto, no uso da informática numa perspectiva construtivista)
- vídeo-aula (difundidas atualmente pelo YouTube)
- jogo de exercício-e-prática
- apresentação multimídia
- a maioria dos denominados 'software educacional' e 'software multimídia' (populares no início da década de 1990)
- CAI (Computer-aided Instruction) ou Computer-based Training (treinamento por computador), populares no início do uso de informática na educação (década de 60 em diante)
- fonte:https://sites.google.com/site/infoeducunirio/perspectiva-instrucionista
Fonte
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