Perspectiva Sócio-interacionista do uso de Informática na Educação: quando os sistemas são usados para promover a interação social através das redes de computadores. Os seguintes tipos de sistemas tem potencial para o uso nessa concepção:
- Sistemas de Comunicação: correio-eletrônico, fórum de discussão, blog, microblog (twitter), bate-papo, videoconferência etc.
- Editor cooperativo de texto (wiki, gerenciador de conteúdo)
- Comunidades Virtuais, Mídias Sociais (orkut, facebook, twitter etc)
- Plataforma e Ambiente de Educação (moodle, plataforma cederj etc.)
A classificação relacionando um tipo de sistema e uma teoria de aprendizagem, facilita o desenvolvimento da crítica sobre o uso educacional da informática. Contudo, essa classificação nem sempre é trivial.
Para alguns tipos de sistema, não existe uma única classificação possível, pode depender das características de cada sistema em particular. Por exemplo, um jogo computacional, um software educacional e um objeto de aprendizagem, podem ser projetados em qualquer uma das diferentes perspectivas: pode objetivar fornecer instruções e exercícios, ou então possibilitar a simulação e a livre exploração, e pode até mesmo estabelecer a interação-social. Esses tipos de sistema não podem, de fato, serem classificados numa única perspectiva educacional. Para classificar adequadamente um determinado sistema, é necessário analisar as possibilidades de interação daquele sistema em particular. Embora seja reconhecida uma tendência de que software educacional e objeto de aprendizagem sejam projetados numa perspectiva instrucionista (por isso foram aqui classificados dessa forma), é preciso ressaltar que nem sempre isso ocorre.
Um mesmo sistema também pode ser usado em diferentes perspectivas educacionais. Por exemplo, em geral, numa plataforma de educação a distância são disponibilizados sistemas para promover a interação social, mas nem sempre esses sistemas são usados num curso. É possível usar uma plataforma de EAD para instaurar o método educacional tradicional baseado na “transmissão do conhecimento” - por exemplo, disponibilizando um conjunto de conteúdos sob a forma de documentos, apresentações e vídeos, e depois verificando-se, através de provas, o nível de assimilação destes conteúdos pelos alunos. Infelizmente, este ainda é o modelo de curso online mais difundido atualmente.
Cabe ainda ressaltar que um mesmo tipo de atividade, quando faz uso de diferentes sistemas computacionais, pode ser realizada com diferentes perspectivas educacionais. Por exemplo, uma atividade com textos pode ser realizada em diferentes sistemas. Se for indicado um site específico para ser lido, ou um tutorial para ser estudado ou uma apresentação multimídia para ser assistida, a perspectiva será instrucionista, pois espera-se que o aluno assimile as informações daquele texto. Contudo, se for dado um editor de texto ou de hipertexto, e for solicitado que o próprio aluno crie ou modifique o texto, a atividade estará sendo realizada numa perspectiva construtivista. Ou então, se o aluno puder construir o texto em conjunto com os colegas através de um editor cooperativo de texto (ex.: wiki), ou discutir uma postagem no blog considerando os comentários dos colegas, ou ainda o texto a ser produzido for uma discussão num fórum, então a atividade apresentará a perspectiva sócio-interacionista. O sistema que vier a ser usado pode ser determinante para a perspectiva educacional na realização da atividade.
Não é qualquer sistema que deve ser usado na educação. É preciso selecionar sistemas e elaborar atividades adequadas. Aos educadores contemporâneos, fica o desafio: elaborar atividades educacionais com o uso da informática contextualizadas em projetos de aprendizagem que propiciem a comunicação, interação e colaboração.
fonte: https://sites.google.com/site/infoeducunirio/perspectiva-construtivista
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